sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pizza Rústica ou Pizza Enrolada !

Olá, como deixei registrado na descrição, este blog, vai ter muuita receita, pois são receitas testadas e aprovadas por familiares e amigos.
Começo com um, clássico da família, a Pizza Rústica, aí já estou dando uma dica, de que a família é de descendência italiana, sim, Avó Vergínia , aportou por estas terras menina ainda, como quase a maioria dos imigrantes foi para o interior, mais precisamente para cidade de, Araraquara, depois veio para capital, mas esta é uma outra história, para outro dia.
Então, vou compartilhar aqui receitas de minha mãe e avós imaginem minha avó paterna era mineira, Avó Alzira, então já deu para imaginar que comida será um assunto bem explorado rsrs..., mas com certeza os assuntos serão variados.
Aqui, deixo uma “fotinha”, totalmente original, este era o caderno de receitas de minha mãe, vejam como ela era caprichosa, letra que parece um bordado, e ainda fazia recortes para ilustrar a página, ela sempre dizia "-Tudo que fizer, faça sempre com amor!"
Vou esclarecer algumas coisas, pois a receita com o tempo foi sendo adaptada, principalmente o recheio, e confesso minha mãe normalmente não detalhava o modo de fazer, talvez por isso ela sempre falava para eu prestar atenção em como fazer rsrs... Vamos lá.
  1. O fermento é o biológico;
  2. A massa deve descansar, até dobrar de tamanho;
  3. Para o recheio, usamos presunto magro e não apresuntado incluindo tomates sem sementes, para que a massa não fique úmida parecendo crua por dentro, pois será enrolada como um rocambole um pouco de cebola (opcional) e cheiro -verde, temperamos como uma saladinha;
  4. Divida a massa em duas partes, abra, recheie e enrole como um rocambole, passe gema de ovo por cima, as vezes salpico gergelim, principalmente se faço recheios diferentes, como salaminho, atum etc....
Espero que apreciem, garanto que esta pizza, sempre faz sucesso!!!

10 comentários:

  1. essa receita é deliciosa!! Ela fazia com muito amor.Palavra de uma das sobrinhas que a amava muito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Nancy!!
    Q linda sua homenagem!!
    E só temos a agradecer por dividir conosco essas delícias e os valores de uma pessoa tão especial pra vc que é a sua mãe!!
    com certeza sempre estarei por aki!!!
    bjuxxxxxxxx mil

    ResponderExcluir
  3. Oi priiiimaaaa!!!!

    obrigada, você é primeira pessoa a deixar um comment!!!!

    Delícia mesmo...e você sempre esteve no coração dela !!!!

    Beijinhos,
    Nancy

    ResponderExcluir
  4. Carol, sempre ligeira e ligada rsrsrs...

    Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  5. Nem sei há quanto tempo você me deu essa receita mas ela é infalível: sempre dá certo, é pratica e é rápida.

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nancy:

    Parabéns pela iniciativa !
    Tenho uma receita de pizza, que era da minha querida tia Maria e que acho ser semelhante a essa. Ela fica fofa, parecendo um pão, e minha tia fazia muito com a cobertura de sardinha em lata, cebola, tomate, pimentão, azeitona. Delícia pura !!!

    Sua postagem animou-me a fazer uma que já está planejada há tempo, mas ainda não foi realizada pois preciso mexer nas tranqueiras guardadas e fotografar tudo !

    Muito sucesso e realização para o blog da Mamãe!
    Homenagem muito bonita, por sinal, e certamente teremos muitos assuntos interessantes por aqui.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Que delícia ver esta foto da presuntada swift que comi quando era menina...rs...e mocinha.A receita parece ser deliciosa.bjinhos e sucessos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Soninha, sim a receita é muito boa mesmo, que bom rtazer boas lembranças para você!!

    Passei no Cantinho da Vovó, adorei!!!

    ResponderExcluir
  9. Flora, que lindo você aqui é uma honra, pois admiro por demais seu blog, e confesso é muuuito inspirador para mim.

    Sim a massa fica muuito fofa, mas eu sou suspeita rsrsr....

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nancy

    Estou apaixonada pelo blog e com as raridades que você esta compartilhando.
    Nunca mais vai existir mães como as nossas.
    Parabéns pela linda homenagem.

    bjoss
    Tica

    ResponderExcluir

Obrigada, pela visita!!!