segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bolo Simples....

Olá pessoas, queridas!

Segunda-feira, friozinho em SP e em boa parte do país, hoje trago algo bem simples, como o próprio nome diz, BOLO SIMPLES, é uma receita de minha avó materna Dona Verginia, ela foi repassada para minha mãe, assim como está anotado no caderno, por minha prima Zuma, uma das preferidas de mamãe rsrs...claro que tem outra, a Vera, e vou resgatar com ela uma outra receita, aguardem.

Sábado passado fiz este bolo, para um encontro bem gostoso aqui em SP no, Parque da Água Branca, lugar que recomendo para passeio, enfim, mais uma vez o bolo foi aprovado, vamos anotar?

 O modo de fazer é como a maioria dos bolos tradicionais, vamos lá;

 - Bata as claras dos 4 ovos, em neve 
 - Bata as gemas com o açúcar e a manteiga, até fique uma gemada clarinha;
 - Agora na mão, e como dizia mamãe, misture com carinho, alternadamente a farinha e o leite, não se assustem a massa fica um tanto pesada parece que não vai dar certo, mas a foto prova o contrário
- Mais delicadamente ainda rs...acrescente as claras em neve e por último o fermento, asse em fôrno médio uns 180° , mas como já ouvi por aí,o fôrno, o carro e o marido, cada uma sabe como funciona o seu, ok!!!

O bolo é muito gostoso, porém eu já dei meus pitacos nele, só para variar e ver no que dava rsrs....no lugar do leite, já usei, suco de laranja, gosto também de acrescentar canela, pois AMOOOO canela !!

Espero que façam esta receita, é uma delícia para o café da manhã ou para o lanche da tarde e aproveitando a semana, domingo dia 12 de junho está aí e como diziam nossas avós, "é pelo estomago que se agarra um marido" rsrs...eu já acrescentaria mais algumas opções, mas este blog é super família e aberto publicamente !!

Agora, a prova final!
PS:Na foto junto do bolo estão, um pau de canela e uma romã, o encontro foi para falarmos sobre ancestralidade, assim Nath Hera trouxe estes dois símbolos, mas esta é uma história para outro dia.



4 comentários:

  1. Oi Cy,Os bolos da tia sempre eram deliciosos,mas não só os bolos, tudo que ela fazia era muito bom!! A carne assada então hummmmmmm.as empadinhas, você tem muitas receitas para postar.
    Bjos. Vera.

    ResponderExcluir
  2. Oi prima!!!!

    Sim os bolos dela eram divinos, mas conto uma coisinha rs...este quando ela fazia não crescia rs...ela nunca entendeu nem eu, por isso ela pedia sempre para ei fazer!!

    Tenho muuuitas coisas, e você vai ter que contar o segredo e o jeito de fazer o NHOC, da vovó, famoso pelo que sei, eu só tive o privilégio de provar o feito por você e agora já me deu água na boca...

    Beijos prima-irmã,
    Nancy

    ResponderExcluir
  3. Bolo sem recheio e cobertura é o meu preferido. Ainda mais um fofo como esse, para tomar com chá ou café! Ai, babei!!!!

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  4. Eu te conto outro segredo, também não lembro quando a vó fazia, eu era pequena, tem que perguntar para as outras primas....hehe.
    Bjos.
    Vera.

    ResponderExcluir

Obrigada, pela visita!!!