quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nhoque da Vó Verginia !!!

Fala sério rs...três post's num só dia, mas está sendo muito bom. Logo cedo, pelo Facebook, vi um link do Hierophant, falando do nhoque da sorte do dia 29, só sei que várias pessoas queridas 'curtiram' o tal link, assim resolvi por ter lembrado que uma prima, a Vera(não isso não é trocadilho com a estação do ano rs...),  faz esse nhoque, ela não aprendeu diretamente com a vovó, mas com nossa tia Alice, tia muuuito querida e amada !!! Vamos anotar ?!

2  kgs de batata, Asterix, aquela de casca rosada que segundo a prima não fica aguada depois de cozida
1 colher(sopa) de manteiga
1 gema
1  pires de queijo ralado (sim, nos cadernos de receita da família pires e prato são usados como medidores)
4 punhados de farinha de trigo coloque aos poucos vá sentidno a textura da massa, (gente é punhado mesmo, massa é assim a medida exata depende, do ovo, da batata, do tipo de farinha : ))

Cozinhe as batatas, passe pelo espremedor, ou use garfo, amassador de feijão, em seguida coloque a manteiga para que derreta no calor das batatas, deixe esfriar e coloque a gema, o queijo e no final a farinha sempre aos poucos, o ponto certo da massa é quando você consegue fazer cordões e cortá-los ao fazer isso, marque de leve com um garfo ou com o dedo mesmo, para que o molho tenha como penetrar um pouco.
Leve bastante água para ferver, salgue e vá colocando aos poucos o nhoque, se forem vários ao mesmo tempo demora para cozinhar e eles desmacham e você não que que isso aconteça depois de tanto trabalho..., assim que boiarem (é rápido viu!!!) retire da água e coloque seu molho favorito, o bom vinho você já abriu para ir perfumando o ambiente, uma boa música, uma ou várias ótimas companhias e pronto estamos todos felizes!!!  Me lembrei de Andy Garcia e Sofia Coppola em, O poderoso Chefão 3(adoro todos), fazendo gnochi!!



4 comentários:

  1. Show de bola, o negócio agora é mão na massa, tornando-se o poderoso chefão da cozinha, alías ontem assim o filme supra-citado. Coincidência? No lo creo, pero...

    Beijos,

    F.A.

    ResponderExcluir
  2. Essa receita fica ótima, a família toda adora!!
    Bjosss prima.
    Vera.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido, F.A!!!

    grata pela visita, na cozinha me sinto Poderosa rsrsr...momento 'modéstia correu daqui'rs...

    Beijos,
    Nancy

    ResponderExcluir
  4. Vera minha,prima-irmã, obrigada pela AJUDA!!!

    Beijinhos,
    Nancy

    ResponderExcluir

Obrigada, pela visita!!!